ONU: Bolsonaro se diz vítima de “campanha de desinformação” em discurso repleto de desinformação

Bolsonaro discurso ONU 2020

“Delirante”. “Negacionista”. “Infundado”. Esses são apenas alguns dos adjetivos usados pelo G1 ao abordar a reação de organizações da sociedade civil ao discurso dado por Bolsonaro na abertura da Assembleia Geral da ONU de ontem (22/9). O Valor, que ouviu organizações e ex-ministros, também destacou que a desinformação foi a grande marca da fala de Bolsonaro. Vale a pena conferir a sintetização das falácias presidenciais feita pelo Fakebook.eco.

Daniela Chiaretti, do Valor, e o Observatório do Clima decifraram a mensagem: o discurso na ONU não foi voltado à comunidade internacional, mas sim à plateia doméstica. Daí o excesso de temas estritamente nacionais e a manutenção da narrativa vitimista. “Nos dois temas que transformaram [o Brasil] em vidraça planetária – meio ambiente e pandemia -, o presidente encenou seu papel predileto: o de vítima, de benfeitor incompreendido”, observou Josias de Souza no UOL. Mesma análise de Carlos Melo no Estadão, para quem o presidente se colocou como o “grande injustiçado mundial”. Indígenas e ribeirinhos, por sua vez, foram alçados à condição de responsáveis pelas queimadas que fustigam o país.  A APIB e o CIMI soltaram notas de repúdio e esclarecimento.

De acordo com a CNN Brasil, a ala militar do governo teve grande influência na redação do discurso presidencial que, por isso, teria sido mais moderado. Bruno Boghossian, também na Folha, identificou alguma moderação: “Faltou coragem ao presidente para defender suas posições primitivas”, escreveu. “O deputado polemista construiu fama com declarações selvagens e tentou transformar a barbárie em política de governo. Agora, ele quer esconder o fracasso dessas escolhas”.

Igor Gielow, na Folha, detectou mais Trump e menos Olavo no discurso. Leonardo Sakamoto foi mais ácido: “Já não bastasse ter usado nosso aço, nosso etanol e nossa independência diplomática a serviço da reeleição de Trump, Bolsonaro cede também nossa dignidade”.

N’O Globo, Bela Megale trouxe observações feitas por diplomatas brasileiros sobre a fala de Bolsonaro.

O discurso e os escorregões de Bolsonaro foram amplamente repercutidos na imprensa, em veículos como Associated Press, Congresso em Foco, Correio Braziliense, Estadão, Folha, G1, Globonews, O Globo, Reuters, UOL e Yahoo! Notícias.

 

ClimaInfo, 23 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)