Ministério Público pede à Justiça que decida sobre afastamento de Salles

MPF Salles afastamento

O Ministério Público Federal (MPF) reforçou à Justiça Federal o pedido de afastamento de Ricardo Salles do ministério do meio ambiente. O ministro é alvo de uma ação por improbidade administrativa movida pelos procuradores, que o acusam de ser responsável pelo “desmonte das estruturas de Estado de proteção ao meio ambiente”.

Em ofício encaminhado na 4ª feira (23/9), o MPF disse que a permanência de Salles pode trazer “consequências trágicas” à política ambiental brasileira. Nesse sentido, o órgão cobra que a Justiça Federal do Distrito Federal, onde a ação corre há mais de dois meses, decida o quanto antes sobre o afastamento de Salles. O pedido do MPF foi destacado na imprensa por veículos como O Globo, Valor, Último Segundo IG e UOL.

Em tempo: A senadora Eliziane Gama (MA) formalizou um pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a crise ambiental sob o governo Bolsonaro, com foco na situação da Amazônia e do Pantanal. O pedido reuniu o mínimo de 27 assinaturas necessárias na Casa para a instauração da CPI, mas caberá ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a autorização ou não para sua abertura. O Estadão deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 25 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)