Líderes globais reforçam riscos ambientais e necessidade de ação contra extinção de espécies

1 de outubro de 2020

Para sorte da ONU, a cúpula de biodiversidade realizada virtualmente na 4ª feira (30/9) não se limitou aos absurdos ditos por Bolsonaro. Para a maior parte dos chefes de estado e de governo que participaram da sessão, a perda acelerada de biodiversidade é um problema sério que precisa ser encarado o quanto antes.

Para António Guterres, secretário-geral da ONU, “a humanidade está travando uma guerra contra a natureza”, o que vem resultando na extinção de cada vez mais espécies de fauna e flora mundo afora. Já o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, lembrou que a pandemia enfrentada hoje é resultado direto da perda da biodiversidade, que cria condições e facilita o surgimento de doenças infecciosas de origem animal. O premiê britânico Boris Johnson também fez alusão à pandemia, destacando o exemplo do pangolim escamoso, animal ameaçado de extinção e que muitos especialistas apontam ser um dos vetores possíveis do novo coronavírus.

Havia uma expectativa quanto a possibilidade da China – país que sediará a próxima conferência da ONU sobre o tema no ano que vem – apresentar alguma nova iniciativa. No entanto, Xi Jinping não repetiu a surpresa positiva feita na Assembleia Geral da ONU e fez um discurso protocolar, sem novidades.

O panorama geral da cúpula foi destaque de BBC, Bloomberg, Climate Home e The Independent, entre outros.

 

ClimaInfo, 2 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar