Caminhos e descaminhos da recuperação sustentável no Brasil

recuperação verde da economia valor

Vale a pena ler o sumário feito pelo Valor das apresentações feitas no Fórum Reconstrução Verde, organizado pelo jornal, na 3ª feira (29/9). Andrea Vialli comentou o tom geral das falas de especialistas, economistas, ambientalistas, representantes do poder público e de empresas no que diz respeito ao caminho para a recuperação econômica do Brasil e a importância de ações e investimentos em energia limpa e proteção ambiental. O Brasil tem vantagens competitivas muito singulares nessa frente, mas o avanço do desmatamento e a degradação ambiental ameaçam essas condições e pioram a imagem internacional do país.

Já Sérgio Adeodato destacou a fala da ministra Tereza Cristina (agricultura), quem defendeu a renovação do Plano Agricultura de Baixo Carbono (ABC) e a expansão de incentivos para adoção de tecnologias e práticas que diminuam o impacto da agricultura sobre o clima. Outro ponto abordado por ele surgiu nas falas de Adalberto Veríssimo (Imazon) e Armínio Fraga (Gávea Investimentos): o desmatamento é o motor da pobreza, e não o contrário. Assim, o combate à pobreza passa necessariamente pela superação da economia devastadora que ainda opera na região.

Em tempo: O ex-ministro da defesa Raul Jungmann defendeu o diálogo entre civis e militares em favor da proteção e do desenvolvimento sustentável da Amazônia. Em entrevista a Daniela Chiaretti, Jungmann afirmou que as Forças Armadas são atores importantes para qualquer estratégia ambiental na região; no entanto, a forma como os militares estão concentrando as políticas federais para a Amazônia, somada aos desentendimentos entre Mourão e Salles e às dificuldades impostas pela retórica agressiva de Bolsonaro, estão dificultando qualquer diálogo e gerando uma crise desnecessária e prejudicial para o país.

 

ClimaInfo, 2 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.