Para aplacar pressão por crise ambiental, Bolsonaro é recomendado a… acabar com o ministério do meio ambiente

5 de outubro de 2020

Parece brincadeira, mas todo cuidado é pouco em se tratando da atual administração: de acordo com a Folha, empresários do agronegócio e membros do próprio governo propuseram a Bolsonaro a incorporação do meio ambiente ao ministério da agricultura como uma “solução” para a crise ambiental. Pela ideia “genial” dessa turma, a condução da política federal para o meio ambiente seria transferida ao Conselho da Amazônia, chefiado por Mourão, e o restante das funções administrativas seria transferido à pasta hoje comandada por Tereza Cristina.

A premissa da proposta – que a política para a Amazônia seria melhor conduzida por Mourão e pelos militares – não fica em pé quando comparada com a realidade: na mesma Folha, Fabiano Maisonnave, Lalo de Almeida e Monica Prestes mostram como a presença de centenas de soldados do Exército, que teoricamente deveriam conter o desmatamento e outros crimes ambientais na Amazônia, não fez nem cócegas nos criminosos. Apesar da Operação Verde Brasil 2, em andamento desde maio, o desmate na região de Apuí chegou a 23,1 mil hectares nos primeiros oito meses de 2020, número 5,1% maior que toda a área desmatada no ano passado, segundo dados do MapBiomas.

Enquanto isso, o ministro-general Augusto Heleno disse que o governo Bolsonaro não pode ser cobrado pelos desastres ambientais na Amazônia e no Pantanal por não ter tido ainda tempo suficiente para agir. O general disse ainda que, “se nós somarmos o que é anunciado anualmente de percentual destruído, não existiria nada além de terra sem nenhuma árvore”.

Com informações do Estadão e do Valor.

Em tempo: Ainda na seara das “soluções inúteis para investidor engolir”, Salles anunciou na 6ª feira (2/10) a criação de um grupo de trabalho para discutir a fusão entre Ibama e ICMBio, com maioria formada por PMs de SP, que terá até 120 dias para apresentar suas conclusões. Estadão e O Globo dão mais detalhes.

 

ClimaInfo, 5 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar