Psicólogos sugerem que ansiedade sobre crise climática está impedindo ação contra aquecimento

crise climática ansiedade

A crise climática é uma crise existencial: afinal de contas, a sobrevivência de milhões mundo afora está sendo prejudicada com a intensificação de eventos climáticos extremos. E é nesse ponto que alguns psicólogos começam a enxergar uma nova doença acometendo as pessoas: a “ansiedade climática” – uma sensação de pavor, tristeza e desamparo quase paralisante que aumenta à medida que nos confrontamos com a mudança do clima.

No Guardian, Jillian Ambrose ouviu alguns desses especialistas, que assinalaram o risco de que essa ansiedade dificulte ainda mais a iniciativa das pessoas para enfrentar esse desafio. Renee Lertzman, pioneira da chamada psicologia climática, explicou que a psique humana é programada para se desligar de informações ou experiências que são extremamente difíceis ou perturbadoras, de tal maneira que a pessoa se sente impotente. O artigo avança também em caminhos que estão sendo explorados para a superação desse quadro.

Em tempo: O herdeiro da Coroa Britânica, príncipe William, se uniu a personalidades do mundo dos esportes, artes e ciência para lançar uma nova iniciativa que pretende reconhecer projetos e lideranças ambientais. O Prêmio Earthshoot concederá um milhão de libras esterlinas por ano ao longo da próxima década para categorias de proteção e restauração da natureza, qualidade do ar, recuperação dos oceanos, redução de resíduos e mudança do clima. Os premiados serão decididos por um conselho formado por nomes como o naturalista David Attenborough, o jogador de futebol brasileiro Daniel Alves, a atriz australiana Cate Blanchett, a cantora colombiana Shakira, o bilionário chinês Jack Ma, além da rainha Rania da Jordânia e da ex-secretária-executiva da UNFCCC, Christiana Figueres.

 

ClimaInfo, 9 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)