Incêndios no Monte Kilimanjaro despertam preocupação de ambientalistas na África

14 de outubro de 2020

Desde o final de semana, um dos pontos mais icônicos do mundo está envolto em chamas: o Monte Kilimanjaro, na fronteira entre Tanzânia e Quênia. O fogo persiste e está causando apreensão entre ambientalistas e moradores locais, que temem o impacto do incêndio sobre o importante – e bastante delicado – ecossistema local.

Com altitude de 5.895 metros sobre o nível do mar, o ponto mais alto do continente africano, o Kilimanjaro tem sido uma triste testemunha da mudança do clima. As geleiras que antes cobriam seu cume, celebradas no filme “As Neves do Kilimanjaro” (Henry King, 1952), diminuíram consideravelmente desde então e podem desaparecer completamente nas próximas décadas.

Sobre o incêndio, as autoridades da Tanzânia não confirmaram uma causa, mas especulam que ele tenha se originado de uma fogueira utilizada por turistas. O fogo começou em uma área chamada Whona, um centro de descanso para montanhistas que desbravam o Kilimanjaro.

Al-Jazeera, BBC, CNN, Deutsche Welle, Reuters e RFI deram mais informações.

 

ClimaInfo, 15 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar