Pantanal: área destruída por queimadas passa dos 2,2 milhões de hectares em MT

15 de outubro de 2020

O número é impressionante: os incêndios que consomem o Pantanal nos últimos meses destruíram 4,1 milhões de hectares até o último domingo (11/10), segundo dados do Ibama/PrevFogo citados pelo G1. A área incinerada equivale à do estado do Rio de Janeiro. Somente nos últimos oito dias, cerca de 55 mil hectares foram queimados.

Em entrevista ao jornal O Globo, a bióloga Letícia Larcher, do Instituto Homem Pantaneiro, disse que ainda não é possível mensurar as consequências das queimadas sobre a biodiversidade do bioma, mas os impactos do fogo vão muito além das queimaduras em si – os animais que sobreviveram aos incêndios deverão ter dificuldades nos próximos meses para obter comida, abrigo e ambiente para procriação. Tudo isso amplia o risco dessas espécies entrarem em colapso.

Enquanto o Pantanal queima, o governo insiste em defender a tese do “boi bombeiro”, afastado por conta de projetos de conservação ambiental na região. No UOL, Amaury Ribeiro Jr. lembra que a presença desse gado não foi inviabilizada por esforços conservacionistas, mas, sim, pela pecuária predatória praticada no sul do planalto adjacente à planície pantaneira, no final dos anos 1970. Esses pecuaristas desmataram milhares de hectares de mata às margens do rio Taquari, o que iniciou um processo irreversível de assoreamento. Por consequência, a água passou a inundar permanentemente pastos nativos das fazendas, afastando assim o gado que antes se alimentava lá.

Em tempo: Vale a pena ler a explicação de Marcos Candido no UOL Ecoa sobre os incêndios florestais e as queimadas no Brasil – e de que maneira a temporada atual está sendo mais destrutiva que o normal.

 

ClimaInfo, 15 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar