Solar e eólica já são as fontes de energia mais baratas em diversas partes do mundo

solar e eólica

Uma análise da BloombergNEF indica que as fontes solar e eólica já se tornaram a forma mais barata de geração de energia elétrica em diversas localidades do globo. Em cinco anos, a operação de usinas a carvão e gás natural pode se tornar economicamente insustentável, quando a construção de novos parques solares e eólicos será a opção mais barata. Pela análise, cerca de 75% do Produto Interno Bruto (PIB) global, que inclui algumas economias do G20 (entre elas, a do Brasil), mais alguns países na África e na América Latina, já contam com preços de renováveis mais baixos que o de outras fontes energéticas mais sujas.

Mas há um limite econômico para a disseminação dessas fontes de energia limpa. De acordo com Seb Henbest, economista-chefe da BNEF, chegará um ponto em que essa expansão será saturada porque a tecnologia não reduz mais os custos de geração em comparação com o funcionamento das usinas térmicas existentes. Assim, ele sugere que as energias renováveis terão um teto entre 70% e 80% da matriz elétrica, dependendo das condições locais.

Em tempo: A crise econômica causada pela pandemia de COVID-19 colocou uma pedra no caminho da geração solar off-grid em países mais pobres. A Reuters citou dados da associação global da indústria do setor (GOGLA) constatando uma queda nas vendas globais de produtos de geração solar de 26% no 1º semestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado. O volume de vendas atingiu o menor nível desde 2014. A região mais afetada foi o sul da Ásia, que teve uma queda de 60% nas vendas, seguida pela África Oriental, que caiu 11%. O levantamento indicou também que a venda de equipamentos mais eficientes também foi prejudicada. Os principais pontos foram abordados pela Reuters.

 

ClimaInfo, 20 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)