Governo Bolsonaro quer ampliar transposição do São Francisco, mas ignora necessidade de revitalização do rio

27 de outubro de 2020

O governo federal iniciou na semana passada a licitação para a construção de um novo trecho de 115 km da transposição do rio São Francisco, que pretende levar água para a região da Chapada do Apodi (RN). Segundo o Valor, a obra está orçada em R$ 1,77 bilhão.

Como a bacia do São Francisco tem sua cobertura vegetal bastante degradada, tem também um padrão de agricultura baseada na irrigação e vive uma tendência de diminuição da quantidade de chuvas, os afluentes trazem menos água e o volume dos lençóis freáticos tem diminuído.

No entanto, a gestão Bolsonaro ignora a necessária revitalização da bacia, ou seja, a recuperação das nascentes desses afluentes e medidas que favoreçam a recarga dos lençóis. No ano passado, Ricardo Salles suspendeu uma iniciativa que tinha sido criada em 2017 para a conversão de valores de multas ambientais para financiar um programa de revitalização do Velho Chico, que estimava arrecadar até R$ 1 bilhão. Pela proposta, grandes empresas multadas pelo Ibama poderiam obter um desconto de 60% no valor da autuação e financiar um projeto de recuperação ambiental. Segundo especulado à época, a suspensão do programa se deu por conta da insatisfação de Salles com o envolvimento de organizações da sociedade civil na implementação dessas iniciativas.

 

ClimaInfo, 28 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar