Estratégia de desenvolvimento para a próxima década negligencia combate ao desmatamento

28 de outubro de 2020

Reuters e Valor destacaram a divulgação da Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil no período de 2020 a 2031, publicada ontem (27/10) no Diário Oficial. De acordo com o governo, o documento visa “definir a visão de longo prazo para a atuação estável e coerente” por parte da União. A estratégia prevê um cenário de referência com crescimento do PIB de 2,2% ao ano até 2031 e crescimento populacional de 0,6% ao ano.

Embora coloque o meio ambiente como uma das cinco diretizes dessa estratégia, com foco na melhoria do ambiente urbano, em ações como tratamento de resíduos sólidos até a regularização de terras públicas e assentamentos de reforma agrária, a estratégia prevê uma redução genérica da derrubada ilegal de florestas, sem uma meta clara e sem citar a Amazônia. O documento cita também a mudança do clima, mais uma vez sem estabelecer metas claras. O texto defende a implementação do Código Florestal e fala em “garantir a continuidade do declínio do desmatamento ilegal” – o que é curioso, já que o desmatamento está crescendo sem controle nos últimos meses.

 

ClimaInfo, 28 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar