China bate na porta de instituições financeiras e investidores para viabilizar neutralidade do carbono até 2060

29 de outubro de 2020

Os chineses estão finalizando mais um plano quinquenal. Desta vez, tiveram que incorporar o compromisso de tornar o país carbono neutro anunciado pelo presidente Xi Jinping na ONU no mês passado. Analistas ouvidos pela Reuters dizem que o país precisa rapidamente reduzir a participação do carvão na geração elétrica e sugerem a meta de passar dos 58% atuais para 50% nos próximos 4 anos. Para isso, terá que mexer na fila de 300 GW em projetos, muitos em construção. No total, a conta de descarbonizar o país pode sair mais de US$ 15 trilhões até 2050, lembrando que o PIB do país no ano passado foi praticamente este valor. Assim, segundo a Bloomberg, o país está buscando atrair investimentos diretos estrangeiros assim como a participação de fundos em green bonds. Eles pretendem atrair capital através de outros instrumentos climaticamente positivos, como um mercado de carbono nacional.

O anúncio de Xi Jinping já serviu para valorizar as ações de empresas do setor das fontes renováveis, segundo matéria da Financial Times. Como já dissemos no começo do mês, o valor de mercado da NextEra Energy ultrapassou o da poderosa Exxon. O valor da solar chinesa Longi Green Energy Technology, US$ 38 bilhões, representa o triplo do que a empresa valia no começo do ano.

Além de reduzir suas emissões, atingir a meta de neutralidade requer muita remoção de carbono da atmosfera. O país vem investindo pesadamente em projetos de reflorestamento com os objetivos de conter a expansão dos enormes desertos no oeste do país e impulsionar o setor de papel e celulose. Um trabalho que acaba de sair na Nature informa que o carbono estocado nestas novas matas é maior do que havia sido estimado até então. Enquanto o país emitiu quase 2,7 GtCO2e em 2017, essas florestas reabsorvem quase 15% desse valor anualmente e elas representam só ⅓ da área florestal do país. A BBC comentou o trabalho.

 

ClimaInfo, 29 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar