Coreia do Sul engrossa grupo de países com meta de emissões líquidas zero até 2050

29 de outubro de 2020

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, anunciou ontem (28/10) que o país pretende neutralizar suas emissões de carbono até 2050, sintonizando-o com os esforços globais para conter a crise climática e viabilizar a descarbonização da economia ao longo das próximas décadas. O anúncio aconteceu dois dias depois do Japão formalizar a mesma meta. Nos dois casos, a notícia é significativa pois representa um desafio tremendo para duas das economias mais dependentes de combustíveis fósseis do mundo.

O governo sul-coreano vem ensaiando medidas mais ambiciosas para acabar com a dependência de carvão. Em abril, Moon apresentou seu “Green New Deal”, que prevê o fim do financiamento de usinas de carvão no exterior e a introdução de um imposto sobre as emissões de carbono. Além de Coreia do Sul e Japão, os governos da China e do Reino Unido, além da União Europeia, também definiram como objetivo chegar até meados deste século com emissões líquidas zero.

O anúncio sul-coreano foi destacado por Bloomberg, Financial Times, Forbes, Guardian e Reuters.

 

ClimaInfo, 29 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar