Cientistas alertam que destruição de fauna e flora pode causar novas pandemias

30 de outubro de 2020

A menos que haja uma mudança significativa na forma como lidamos com doenças infecciosas e com a destruição do meio ambiente, as pandemias serão cada vez mais frequentes, contagiosas e danosas para a humanidade. O alerta é feito por um relatório divulgado ontem (29/10), encomendado pela Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), ligado à ONU. O estudo foi conduzido por um grupo de 22 cientistas que revisaram evidências sobre a relação entre a expansão de doenças infecciosas transmitidas de animais para pessoas (zoonoses) e a biodiversidade.

O documento estima que existam cerca de 1,7 milhão de vírus pouco conhecidos ou mesmo desconhecidos que vivem no organismo de mamíferos e pássaros mundo afora, sendo que até 850 mil deles teriam potencial de se tornar doenças zoonóticas, contaminando pessoas. Nesse sentido, o relatório sugere que, para evitar novas pandemias, será fundamental reduzir significativamente as atividades humanas que impulsionam a perda de biodiversidade, acompanhada por uma maior conservação de áreas protegidas e medidas que reduzam a exploração insustentável de regiões de alta biodiversidade. Isso ajudaria a reduzir o contato entre animais selvagens, animais domésticos e humanos, prevenindo assim a propagação de novas doenças.

O relatório do IPBES foi destacado por Estadão e Reuters no Brasil, além de veículos como Financial Times, Independent, Guardian e National Geographic no exterior.

 

ClimaInfo, 30 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar