Com roteiro “higienizado”, Mourão leva embaixadores europeus à Amazônia

Mourão viagem embaixadores

Embaixadores de dez países, a maioria da Europa, iniciaram ontem (4/11) uma viagem oficial pela Amazônia a convite do vice-presidente Mourão. A comitiva também é composta pelos ministros Ricardo Salles e Tereza Cristina. De acordo com o Planalto, os diplomatas ficarão na região até 6ª feira (6/11) e visitarão três localidades no Amazonas: Manaus, Iranduba e São Gabriel da Cachoeira. O roteiro sob medida tem como objetivo mostrar as ações do governo na região e, nesse sentido, convenientemente passar distante de áreas problemáticas da Amazônia.

Por essa razão, o Greenpeace Brasil enviou aos diplomatas um roteiro alternativo que inclui áreas mais vulneráveis do bioma, como o Parque Nacional e Floresta Nacional do Jamanxim (PA) e municípios no sul do Amazonas, próximos à divisa com o Mato Grosso. “Uma viagem diplomática pela Amazônia que não inclua na rota os desafios e graves danos ambientais que a região enfrenta é uma viagem incompleta e uma oportunidade perdida”, afirma o Greenpeace.

Correio Braziliense, Folha, G1 e UOL destacaram o começo da viagem dos diplomatas na Amazônia.

Em tempo: Salles viajou com uma má notícia na bagagem. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu manter em análise na Justiça Federal do Distrito Federal uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ministro. Inicialmente, a ação tinha sido transferida para a Justiça Federal de Santa Catarina, sob o argumento de que já havia uma ação similar sendo movida no estado. No entanto, o MPF recorreu, sob a justificativa de que as duas ações não possuíam conexão – argumento aceito pelos desembargadores da 3ª turma do TRF-1. G1 e Poder360 deram mais detalhes.

 

ClimaInfo, 5 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)