Geração eólica deve ter recorde de crescimento nos próximos cinco anos

geração eólica

A pandemia não foi capaz de conter o crescimento da geração eólica mundo afora. Dados do Global Wind Energy Council (GWEC) publicados ontem (5/11) indicam que 72,3 GW de capacidade eólica devem ser instalados até o final de 2020, número apenas 6% menor que o estimado no começo do ano, antes da crise global. A perspectiva futura para o setor também é otimista, com crescimento recorde esperado para os próximos cinco anos, estimado em 348 GW até 2024, o que elevará a capacidade total global para quase 1.000 GW.

Esse desempenho positivo da fonte eólica acontece ao mesmo tempo em que a indústria do petróleo enfrenta uma de suas maiores crises, com queda expressiva nos preços do barril e desvalorização de ativos relacionados à exploração de óleo e gás. Reuters repercutiu esses dados.

Em tempo: O crescimento da geração solar na China está sendo comprometido nos últimos tempos por uma limitação curiosa: falta vidro para a construção de painéis fotovoltaicos. Segundo a Bloomberg, os preços do material subiram 71% desde julho e os fabricantes de painéis estão sofrendo para produzir esses equipamentos e atender a demanda. Essa escassez acontece no momento em que a indústria de geração solar se volta para os painéis bifaciais, que aumentam a produção de energia, ao mesmo tempo em que exigem uma quantidade maior de vidro.

 

ClimaInfo, 6 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)