Investidores pressionam pelo abandono de novos projetos a carvão

carvão

Alguns dos maiores fundos de pensão e seguradoras do mundo se uniram para alertar as empresas sobre os riscos financeiros e climáticos associados a negócios atrelados à queima de carvão térmico, ao custo de um desinvestimento nos próximos anos.

A Net-Zero Asset Owner Alliance, cujos membros incluem a seguradora alemã Allianz e administram ativos que montam cerca de US$ 5 trilhões, quer que as empresas alinhem seus modelos de negócio com as metas climáticas do Acordo de Paris e, nesse sentido, deve apresentar hoje (9/11) um conjunto de orientações e princípios básicos para apoiá-las. Entre as medidas sugeridas, está o fim de novos projetos de usinas de geração termelétrica a carvão e a paralisação dos projetos atualmente em construção. O grupo propõe também que toda a geração de eletricidade a carvão que não possa ser diminuída seja compensada, especialmente pelo sequestro e armazenamento de carbono. A Reuters deu mais detalhes.

Em tempo: O outono nos países escandinavos tem sido marcado por temperaturas muito mais altas do que a média histórica. A situação é tão curiosa que, com o calor fora de época, a demanda por energia nessa região se encontra em níveis compatíveis com o verão. Em geral, a chegada do frio em novembro força as pessoas a consumirem mais energia para aquecimento, o que não está acontecendo agora. A informação é da Bloomberg.

 

ClimaInfo, 9 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)