Governo Bolsonaro quer controlar “100%” das ONGs na Amazônia

9 de novembro de 2020

Com queimadas e desmatamento recordes nos últimos meses, você poderia pensar que a prioridade do governo federal seria intensificar esforços para combater as ilegalidades na Amazônia. Ao invés disso, o Planalto gasta tempo e atenção perseguindo organizações da sociedade civil que atuam na região: no Estadão, Mateus Vargas revelou que o Conselho da Amazônia, chefiado pelo vice Mourão, está discutindo a imposição de controle sobre a atuação de organizações não-governamentais (ONGs) na região, de maneira a tê-las totalmente controladas até 2022. A proposta também prevê restrições a entidades que, na visão do governo, estariam violando “interesses nacionais” – sem explicitar quais interesses são esses. Isso se daria a partir de um “marco regulatório para atuação de ONGs”, que o texto cita, mas não detalha.

Para ambientalistas e juristas, a ideia é inconstitucional e avança sobre as liberdades civis consagradas pela Carta Magna. Nota assinada por dezenas de organizações da sociedade civil afirma que “A atuação de organizações da sociedade civil é a expressão viva do pluralismo de ideias e sua liberdade está garantida na Constituição (…) A Constituição brasileira veda qualquer tipo de interferência do Estado na criação, no funcionamento ou mesmo no posicionamento das organizações da sociedade civil brasileiras. É cláusula pétrea a autonomia da sociedade civil assim como a liberdade de imprensa e a liberdade econômica.” Na nota as organizações conclamam “toda sociedade brasileira a se somar às iniciativas de defesa dos direitos dos povos indígenas e dos povos tradicionais e em apoio a luta na defesa da Amazônia, da democracia e dos direitos constitucionais.”

Outro problema é que o Executivo não tem autoridade para impor uma definição única de “interesse nacional” e, da mesma forma, não pode perseguir cidadãos e organizações que possuam uma visão divergente da sua. Questionado, Mourão afirmou desconhecer a proposta discutida em reunião por ele presidida e disse que iria esclarecer a polêmica.

O Globo também repercutiu a pretensão do governo Bolsonaro de perseguir e controlar a sociedade civil na Amazônia.

 

ClimaInfo, 10 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar