Intensificação de eventos climáticos extremos pode causar catástrofes humanitárias na África, alerta Greenpeace

África

Um relatório divulgado pelo Greenpeace, nesta 2ª feira (9/11), alerta que eventos climáticos extremos – como ondas de calor, inundações e chuvas intensas – estão aumentando em intensidade, frequência e gravidade em muitas parte da África, ameaçando a saúde humana, a segurança alimentar, a paz e a biodiversidade do continente.

De acordo com o estudo, as temperaturas médias na África devem aumentar a um ritmo mais rápido do que a média global em todos os cenários projetados de aquecimento, sendo que certamente elas superarão os 2°C ao final deste século, com grande possibilidade que elas fiquem entre 3°C e 6°C, caso as emissões globais sigam aumentando. O efeito desse aquecimento regional será dramático para um continente que já é afligido por crises humanitárias, conflitos armados, violações de Direitos Humanos e fome. Em um cenário de aquecimento ainda maior, a expectativa é de que esses problemas se acentuem.

Agência Lusa e Bloomberg destacaram as conclusões do relatório.

Em tempo: A tempestade tropical Eta está avançando ao longo da costa da Flórida, onde deverá causar fortes chuvas e ventos até o final desta semana. Em Miami, diversos distritos foram inundados, inclusive a áreas da Brickell Avenue, tida como o principal centro financeiro do Sul dos EUA. Meteorologistas esperam que a Eta siga causando precipitação intensa no Caribe, em especial nas ilhas de Cuba e da Jamaica. Em Cuba, ela já tinha atravessado a ilha na semana passada, com intensidade de furacão. A Eta é a 28ª tempestade da temporada 2020, uma das mais intensas registradas até hoje. Bloomberg, CNN e The New York Times deram mais detalhes.

 

ClimaInfo, 10 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)