IPCC: próximo relatório deve considerar relação entre clima, ação humana e pandemias

IPCC

O portal Climate Home informou que cientistas do Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudança do Clima (IPCC) devem incluir no próximo relatório de avaliação, previsto para ter sua divulgação iniciada em 2021, análises sobre os impactos das pressões humanas sobre o mundo natural em termos de risco de novas pandemias. Doenças zoonóticas tinham sido mencionadas no relatório mais recente, publicado entre 2013 e 2014, mas sem observar com mais detalhes o potencial de pandemias.

A principal hipótese para o surgimento da COVID-19 é de que ela tenha se originado pela interação entre pessoas e morcegos em Wuhan, na China, no final do ano passado. Com o aquecimento global e a destruição crescente de habitats naturais, a possibilidade de novas doenças zoonóticas surgirem no futuro aumenta consideravelmente.

Antes da pandemia, o IPCC tinha programado realizar um workshop com a Plataforma Intergovernamental de Política e Ciência sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), exatamente para explorar as relações entre clima e diversidade biológica. Ao final, o evento acabou sendo adiado, mas diversos cientistas iniciaram o estudo dessas conexões e as primeiras descobertas serão incluídas no novo relatório do IPCC.

 

ClimaInfo, 26 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)