Pandemia prejudicou avanço da eficiência energética, alerta IEA

4 de dezembro de 2020

Com a pandemia, os esforços para aproveitar melhor a energia sofreram um baque. Este ano, o mundo consumiu menos energia e viu os preços do petróleo e gás despencarem. O preço da energia renovável seguiu sua saudável rota de queda. Assim, os esforços para aumentar a eficiência no uso da energia ficou aquém do que o necessário para limitar o aquecimento global. Segundo a versão 2020 do relatório sobre eficiência energética da IEA (Agência Internacional de Energia), o cenário mais otimista diz que ela tem que responder por 40% da redução de emissões do setor energético até 2040. O que se viu nos últimos anos foi um aumento de eficiência de 1,5% em 2018, 1,6% no ano passado e apenas 0,8% este ano. Aproveitar melhor a energia deveria ser o primeiro mandamento do planejador de energia, seja em uma empresa, em um país ou na vida de cada um. A Reuters, o Financial Times e a Bloomberg comentaram o relatório.

Em tempo: A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e seus aliados (OPEP+) chegaram a um acordo sobre a retomada da produção em 2021, depois de semanas tensas de negociação entre a Arábia Saudita, líder do bloco, e a Rússia. Pelo acordo firmado, os países produtores irão elevar o limite de produção diário para 500 mil barris em janeiro. A partir de fevereiro, os ministros da OPEP+ se reunirão mensalmente para decidir os próximos passos. Os países estavam divididos sobre como prosseguir, já que a recuperação da demanda global por petróleo está sendo prejudicada pela continuidade da pandemia, o que puxa para baixo os preços do combustível. Bloomberg, Financial Times e Reuters abordaram o acordo.

 

ClimaInfo, 4 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar