Mundo bate recorde de 80 milhões de refugiados e deslocados em 2020

10 de dezembro de 2020

Dados preliminares do Alto-Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) apontam para um cenário dramático em 2020: o número de pessoas forçadas a deixar seus lares em virtude de perseguição, violência e desastres naturais superou a marca de 80 milhões de pessoas. Desse total, 45,7 milhões são de deslocados internos, pessoas que abandonaram suas casas e permanecem em seus países de origem; já 29,6 milhões são refugiados, vivendo em nações estrangeiras; e 4,2 milhões são requerentes formais de asilo no exterior.

Para piorar, a pandemia complica ainda mais a situação, prejudicando diretamente aqueles mais vulneráveis dentro desse contingente. No auge da pandemia, no 1º semestre deste ano, 168 países fecharam total ou parcialmente suas fronteiras, com 90 deles sem fazer exceção para pessoas em busca de asilo. Consequentemente, o número de pedidos de asilo caiu em 1/3 nos primeiros seis meses de 2020. A repatriação de refugiados também diminuiu em 22% na comparação com o mesmo período no ano passado.

Os dados da ACNUR foram manchete na Folha e no G1, e você pode baixar o relatório completo aqui.

 

ClimaInfo, 10 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar