Carbono já emitido pode atrapalhar limitação do aquecimento global em 2°C, sugere estudo

aquecimento global 2°C

A janela de oportunidade para impedir um aquecimento global acima de 2°C até o final deste século está diminuindo rapidamente e, sem medidas imediatas para se conter as emissões de gases de efeito estufa, podemos chegar ao final desta década com as metas do Acordo de Paris tecnicamente inviabilizadas.

O alerta é de um estudo publicado na revista Nature Climate Change na semana passada, liderado por cientistas dos EUA e da China. Segundo o trabalho, o volume de carbono concentrado na atmosfera terrestre atualmente pode puxar as temperaturas globais para cerca de 2,3°C acima dos níveis pré-industriais. Diferentemente de estudos anteriores que observaram o chamado “aquecimento comprometido”, a análise considerou os efeitos desse aquecimento em áreas mais frias, especialmente na Antártida. A suposição dos autores é de que essas regiões deverão sofrer um aumento acentuado de temperatura até o final deste século, interferindo, assim, na composição da média global e favorecendo sua elevação.

No entanto, ainda há margem para ação: se as nações conseguirem antecipar a descarbonização da economia, chegando rapidamente a emissões líquidas zero, será possível retardar esse aumento de temperatura, o que permitirá tempo extra para que a humanidade se adapte ou até mesmo desenvolva soluções tecnológicas que facilitem a captura e o armazenamento de carbono da atmosfera.

O estudo foi comentado pela Associated Press e pelo Guardian.

 

ClimaInfo, 11 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)