Sem participação do Brasil, cúpula global discute preservação da biodiversidade em Paris

One Planet Summit

Chefes de estado de 30 países, além de lideranças sociais e empresariais, participaram ontem (11/1) em Paris da 4ª edição do One Planet Summit. Encabeçado pelo presidente da França, Emmanuel Macron, o evento ambiental contou com a participação – a maior parte virtual, por causa da pandemia – de líderes como o secretário-geral da ONU, António Guterres, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, entre outros. Politicamente isolado no exterior, o Brasil não foi convidado para a cúpula.

Segundo a RFI, a agenda da cúpula incluiu temas como promoção da agroecologia, mobilização de recursos para proteção do meio ambiente e ação climática, preservação de florestas, espécies e saúde humana. Um dos destaques foi o relançamento da “Coalizão de Alta Ambição pela Natureza”, que reúne cerca de 50 países com o objetivo de transformar 30% de seus territórios terrestres e marítimos em áreas protegidas. A iniciativa, destacada pela Associated Press e pelo Guardian, é liderada pelo governo da Costa Rica e conta com o apoio de países como França, Reino Unido, Colômbia, Canadá, Japão, Nigéria e Paquistão.

Outro ponto alto foi a realização de um encontro para captação de recursos para impulsionar a chamada “Grande Muralha Verde”, um dos maiores projetos de reflorestamento do mundo, que busca conter a desertificação ao sul do Saara no continente africano. A União Africana, responsável pela iniciativa, pretende arrecadar cerca de US$ 10 bilhões para viabilizar sua implementação nos próximos cinco anos.

G1, AFP, Exame e Deutsche Welle também repercutiram o evento.

 

ClimaInfo, 12 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)