Multas ambientais caíram 20% em 2020, ano de alta no desmatamento

multas ambientais

Menos fiscalização, mais desmatamento: eis a receita do governo Bolsonaro para a destruição do meio ambiente no Brasil, que vem sendo seguida à risca por Salles. O Fakebook fez um levantamento traduzindo essa relação em números: mesmo com o aumento expressivo do desmatamento em 2020, o Ibama aplicou 20% menos multas na comparação com o ano anterior. De janeiro a dezembro do ano passado, o órgão emitiu 9.516 autos de infração em todo o país, muito abaixo da média anual do período 2013-2017, de cerca de 16 mil – queda de 40%.

Nos nove estados que integram a Amazônia Legal, as multas por infrações contra a flora caíram 42% em 2020 em relação a 2019. Houve também queda no total de áreas embargadas na Amazônia no ano passado. De acordo com o ministério da defesa, foram embargados 99 mil hectares (ha) nos primeiros seis meses da Operação Verde Brasil 2 (maio a novembro), encabeçada pelas Forças Armadas para combater o desmatamento – número bastante inferior ao total de áreas embargadas pelo Ibama nos anos anteriores: 479 mil ha em 2019 e 782 mil ha em 2018. A Reuters repercutiu esses dados.

Em tempo: Em um vídeo postado no Twitter, o presidente francês Emmanuel Macron prometeu reduzir a importação de soja brasileira como forma de contribuir para reduzir o desmatamento da Amazônia. Durante visita a produtores rurais franceses nesta 3ª feira (12/1), Macron afirmou que os países europeus precisam ser “coerentes”, alinhando suas políticas comerciais com as preocupações ambientais. Jamil Chade deu mais informações no UOL.

 

ClimaInfo, 13 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)