Transição energética está “travada” na África, alertam especialistas

13 de janeiro de 2021

A África deve ser uma das regiões mais desafiadoras para o avanço das fontes renováveis de energia na próxima década. Essa é a conclusão de uma análise feita por pesquisadores da Universidade de Oxford (Reino Unido), que descobriram que apenas 10% dos 2,5 mil empreendimentos energéticos previstos no continente até 2030 são de energia solar ou eólica. De acordo com o estudo, publicado na revista Nature Energy, carvão, petróleo e gás continuarão a dominar a geração elétrica na África até o final desta década, com apenas 9,6% da eletricidade proveniente de fontes renováveis, excluindo a energia hidrelétrica. A maior parte dos novos empreendimentos fósseis conta com financiamento de países desenvolvidos, como EUA, Reino Unido, França, Espanha, Japão, Coreia do Sul, além da China. Esse fluxo de recursos para a geração fóssil vai contra os compromissos recentes desses países com a descarbonização de suas economias até 2050. Para os africanos, isso significa que seus países correm o risco de ficar presos a fontes energéticas com alto teor de carbono por décadas, atrasando significativamente o processo de transição energética no continente.

BBC News e Bloomberg deram mais detalhes sobre a análise.

Em tempo: O Texas, coração da geração fóssil de energia nos EUA, acaba de assistir a um fato histórico: pela 1ª vez, a energia eólica superou o carvão no mix de eletricidade do estado. Segundo o Financial Times, as turbinas eólicas geraram quase 25% da eletricidade no Texas em 2020, à frente do carvão, que respondeu por 18% da energia elétrica no último ano. O Texas tem despontado na vanguarda da geração eólica, com bilhões de dólares em investimentos de capital na última década, que impulsionaram o crescimento do setor e sua representatividade na matriz elétrica do estado.

 

ClimaInfo, 13 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar