Mineradoras acusadas de abusos aos Direitos Humanos e crimes ambientais na Colômbia

19 de janeiro de 2021

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) recebeu ontem (19/1) uma denúncia internacional que acusa três das maiores mineradoras do mundo – Anglo American, BHP e Glencore – de cometerem uma série de violações aos Direitos Humanos e crimes ambientais associados à exploração de carvão na mina de Cerrejón, localizada região de La Guajira (Colômbia). A denúncia foi apresentada pela ONG irlandesa Global Legal Action Network (GLAN) e subscrita por entidades sociais colombianas. Além das mineradoras, as entidades apresentaram acusação também contra duas empresas envolvidas com a exploração do carvão de La Guajira: as irlandesas Electricity Supply Board (ESB) e Coal Marketing Company (CMC).

De acordo com a denúncia, a atividade mineradora em La Guajira representa uma ameaça existencial às comunidades indígenas e quilombolas da região e desrespeita as diretrizes básicas da OCDE. “A partir de várias investigações e decisões judiciais, ficou demonstrada a violação sistemática de direitos: mais de 25 comunidades foram deslocadas, confinadas ou desapropriadas de suas terras ancestrais; mais de 17 afluentes do rio Ranchería foram contaminados e desviados; além de abusos de poder por parte das empresas contra os cidadãos”, relatou Jenny Paola Ortiz, da ONG colombiana CINEP. As entidades pedem que as empresas assumam suas responsabilidades e compensem os danos causados às populações locais, bem como a restauração ambiental das áreas afetadas.

As acusações foram repercutidas pelo jornal The Independent e pelo canal ABC News Australia.

Em tempo: A União Democrata Cristã (CDU) da Alemanha escolheu Armin Laschet para substituir Angela Merkel na liderança do partido para as próximas eleições gerais, previstas para setembro. Laschet é premiê do estado da Renânia do Norte-Vestfália, o maior do país e tradicional centro de mineração alemão. Como o Climate Home destacou, o novo líder da CDU é um entusiasta do hidrogênio como solução para a transição energética, mas tem um histórico problemático de apoio ao carvão, o que desperta desconfiança entre ambientalistas e ativistas climáticos alemães.

 

ClimaInfo, 20 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar