Estudo associa poluição do ar com maior risco de perda irreversível da visão

26 de janeiro de 2021

Um estudo realizado no Reino Unido revelou que o aumento da poluição do ar em áreas urbanas está associado a um risco maior de perda irreversível da visão por degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Publicada nesta semana pela revista British Journal of Ophthalmology, a pesquisa analisou dados de 116 mil pessoas com idade entre 40 e 69 anos sem problemas oculares no início do estudo. Os autores descobriram que as pessoas expostas a 1 micrograma adicional por metro cúbico de partículas minúsculas de poluição tinham um risco 8% maior de DMRI. Já a exposição adicional a partículas maiores de poluição aumentou o risco de DMRI em 12%.

Como o Guardian destacou, trabalhos anteriores já tinham sugerido uma ligação entre a poluição e doenças oculares como glaucoma e catarata. Como o fluxo de circulação de sangue nos olhos é particularmente alto, eles são vulneráveis a danos causados por partículas minúsculas de poluição.

 

ClimaInfo, 27 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar