Elevação do nível do mar pode ser maior do que se supunha

elevação do nível do mar

Um novo estudo publicado na revista Ocean Science sugere que a elevação do nível do mar provavelmente será mais rápida e maior do que se pensava. Segundo seus autores – pesquisadores do clima do Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhague – os níveis dos oceanos podem aumentar até 1,35 metros até 2100, no pior cenário de aquecimento, ou 25 cm a mais do que a avaliação mais recente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

De acordo com os pesquisadores, os modelos usados ​​pelo IPCC não eram sensíveis o suficiente. Embora as previsões do IPCC sejam baseadas em um “quebra-cabeça” de modelos para mantos de gelo, geleiras e expansão térmica ou aquecimento do mar, por vezes só estava disponível uma quantidade limitada de dados para os modelos serem testados.

O trabalho foi comentado no The Guardian e na Bloomberg.

Em tempo: Não há dúvidas de que estamos vivendo a era dos “megaincêndios”. No ano passado, vimos enormes incêndios na Austrália e na Sibéria. Em 2017, dezenas de pessoas morreram no incêndio em Pedregão Grande, em Portugal. E, ano após ano, eles devastam áreas cada vez maiores na Califórnia. A Reuters montou uma animação mostrando a área queimada pelos maiores incêndios na Califórnia. Até 2002, o maior incêndio no estado tinha acontecido no remoto ano de 1932, que queimou quase 900 km2, uma área menor do que o Rio de Janeiro. No ano passado, um único incêndio devastou mais de 4 vezes essa área: 4.200 km2. Vale ver a animação. Por aqui, a dinâmica é diferente. São milhares de queimadas, que muitas vezes se juntam. No ano passado, o Pantanal perdeu pelo menos 23.000 km2 e a Amazônia, outros 18.000 km2.

 

ClimaInfo, 3 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)