Rompimento de geleira na Índia alerta para riscos da mudança do clima

9 de fevereiro de 2021

O desabamento de uma geleira no estado indiano de Uttarakhand, que deixou pelo menos 31 mortos e 165 desaparecidos no último domingo (7/2), foi uma tragédia anunciada. Em 2014, um grupo de cientistas foi comissionado pela Suprema Corte da Índia para estudar o impacto do recuo das geleiras dos Himalaias nesta região. Ravi Chopra, um dos pesquisadores envolvidos nesse trabalho, lembrou à Associated Press que as autoridades locais e nacionais tinham sido alertadas para o risco crescente de avalanches e quebras de geleiras, que poderiam causar a ruptura de represas em áreas montanhosas – exatamente o que aconteceu no último final de semana. Como explicou o Climate Home, a hipótese mais provável para esse desastre é que, devido a uma avalanche, um grande pedaço de geleira tenha quebrado a uma altitude de mais de 5,5 mil metros. O gelo e a rocha caíram em um lago glacial, gerando “efeito cascata” até atingir a represa de Rishi Ganga.

O fato de um evento desse tipo acontecer em fevereiro, durante o inverno himalaio, é motivo de preocupação – e indício de conexão entre o desastre e a mudança do clima. Na mesma linha, o NY Times destacou o risco ao qual milhões de pessoas que vivem no sopé do Himalaia estão expostas com a intensificação do aquecimento global e do recuo das geleiras nas partes superiores da cordilheira. Além da perda de estoques de água potável, as avalanches podem provocar episódios ainda mais destrutivos no futuro.

Em tempo: Nos EUA, o presidente Joe Biden pediu ao seu conselheiro de segurança nacional, Jake Sullivan, a elaboração de um estudo com “opções para proteção e reassentamento de pessoas deslocadas direta ou indiretamente por causa das mudanças climáticas”. O relatório deverá ser apresentado à Casa Branca em seis meses e contará com a colaboração de diversas áreas do governo, como o Departamento de Estado e o Pentágono. O documento discutirá também as implicações de segurança internacional da migração relacionada ao clima e os mecanismos para se identificar esses migrantes. Segundo o Climate Home, ativistas climáticos e defensores de Direitos Humanos celebraram o pedido de Biden como “extraordinário”, “um passo além do  esperado por qualquer governo nos EUA”. A Scientific American também destacou essa notícia.

 

ClimaInfo, 10 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar