China planeja 1ª cidade do mundo sem carros

China cidade sem carros

Um ambicioso projeto urbano na China pretende construir a primeira cidade do mundo totalmente fechada à circulação de automóveis. A iniciativa prevê infraestrutura compacta para uma área de 4,6 km2 em uma ilha de Chengdu, capital da província de Sichuan. Nessa área, equivalente a 370 campos de futebol serão construídos seis conjuntos de prédios para abrigar escritórios governamentais, uma universidade, supermercados e shopping, espaços de lazer, centros de pesquisa tecnológica e residências privadas.

A ideia é que todos os serviços necessários à vida dos moradores fiquem a no máximo 10 minutos de distância a pé. Ao custo de US$ 1 bilhão, a nova cidade prevê cerca de 22 mil habitantes, mas uma circulação diária de até 90 mil pessoas. Segundo informou Mario Cesar Carvalho, no Poder360, a intenção do escritório de arquitetura por trás do projeto, a empresa holandesa OMA, é enterrar o urbanismo modernista a la Brasília, que privilegia o automóvel e ignora espaços para caminhadas que não sejam esportivas. O modelo a ser adotado em Chengdu quer harmonizar a infraestrutura urbana com a geografia do terreno. O South China Morning Post também repercutiu o projeto.

Em tempo: O modelo urbano centrado no automóvel está em xeque em todo o mundo, e a pandemia intensificou esses questionamentos e a reflexão em torno de alternativas a ele. O UOL Ecoa ouviu especialistas em mobilidade e cidades para analisar como essas mudanças podem impulsionar novas formas de organização das cidades no futuro, cada vez menos centradas nos carros e priorizando mais a circulação de pedestres, bicicletas, ônibus e veículos elétricos de menor porte. O Brasil ainda está bem atrás nesse debate, mas isso não significa que estará livre destas transformações no longo prazo.

 

ClimaInfo, 22 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)