FMI e Banco Mundial estudam possibilidade de trocar dívida externa de países pobres por financiamento climático

21 de fevereiro de 2021

Em entrevista à Reuters, o presidente do Banco Mundial, David Malpass, confirmou que a instituição está estudando, junto com o Fundo Monetário Internacional (FMI), maneiras para incluir a mudança climática nas negociações sobre a redução do peso da dívida externa de alguns países pobres. A ideia, segundo Malpass, é oferecer a possibilidade de reestruturação dessas dívidas para facilitar o financiamento de ações de mitigação e adaptação em nações mais pobres. “Há maneiras de juntar (…) a necessidade de redução da dívida com a necessidade de ação climática por parte dos países”, disse o chefe do Banco Mundial.

A inclusão do clima no processo de reestruturação da dívida desses países poderia ajudar a motivar os credores soberanos e até mesmo os privados a cancelar uma parte da dívida dessas nações mais pobres em troca de iniciativas para redução de emissões de carbono, adaptação de comunidades aos efeitos da mudança do clima e viabilização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030. “Os países mais pobres não estão emitindo muito em termos de gases de efeito estufa, mas estão arcando com o impacto do resto do mundo”, acrescentou Malpass.

Na mesma linha, uma pesquisa recente do FMI descobriu que a vulnerabilidade ou a resiliência de um país à mudança do clima pode ter um efeito direto sobre sua capacidade de crédito, os custos de seus empréstimos, e, em última instância, a probabilidade de calote de sua dívida soberana. A pesquisa é a primeira a relacionar a vulnerabilidade a riscos climáticos de um país com o risco de inadimplência de sua dívida soberana.

 

ClimaInfo, 22 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar