Queimadas na Amazônia: Justiça Federal arquiva inquérito contra brigadistas de Alter do Chão

21 de fevereiro de 2021

A pedido da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal do Pará arquivou na semana passada o inquérito sobre as queimadas criminosas ocorridas em Alter do Chão (PA) em setembro de 2019. O caso ganhou repercussão no final daquele ano, quando uma investigação paralela da Polícia Civil paraense acusou e prendeu quatro brigadistas voluntários.

A investigação da PF identificou as áreas queimadas e a origem do fogo, mas não conseguiu determinar a autoria da ação. A conclusão do inquérito federal deve colocar pressão sobre as investigações da Polícia Civil do PA: o Ministério Público do estado retornou o inquérito duas vezes aos investigadores, com pedidos de diligências adicionais. Em dezembro passado, os brigadistas conseguiram reverter medidas cautelares impostas após suas liberações, como a devolução dos passaportes. No entanto, qualquer definição deve aguardar a definição pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre a competência da União ou do Estado para o julgamento do caso, ainda sem prazo para acontecer. Carta Capital e Folha repercutiram a decisão da Justiça Federal.

 

ClimaInfo, 22 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar