Montadora nacional inaugura fábrica para produzir veículos elétricos

veículos elétricos

Em um ritmo bem mais lento que em mercados como Europa, China e Estados Unidos, o Brasil começa a ensaiar investimentos na montagem de veículos elétricos no país. Um exemplo disso é a montadora brasileira Movi Electric, que está abrindo hoje (26/2) sua primeira fábrica para produzir veículos elétricos em solo nacional. Localizada em Toledo (PR), a fábrica produzirá inicialmente três modelos 100% elétricos, um sedã e dois comerciais para transporte de pequenas cargas, todos desenvolvidos pela empresa argentina Sero Electric e licenciados à Movi. A Quatro Rodas deu mais detalhes.

Outro destaque é a parceria entre a montadora japonesa Nissan e as universidades brasileiras UNICAMP e USP para o desenvolvimento de um motor movido a célula de combustível com etanol. De acordo com o Estadão, a empresa está testando atualmente dois furgões desenvolvidos no Brasil com o sistema Solid Oxide Fuel Cell (SOFC), que gera eletricidade a partir do uso de etanol. Esse sistema, combinado com motores e baterias mais eficientes, dão aos furgões uma autonomia superior a 600 km com apenas 30 litros de etanol.

Enquanto isso, a startup espanhola Lupa Motors anunciou a construção de uma nova fábrica de veículos elétricos no Uruguai, com foco no mercado latino-americano, em particular o Mercosul. Segundo a Inside EVs, a empresa produzirá inicialmente dois modelos, um carro compacto de cinco portas e uma van para entregas urbanas. Os modelos usarão baterias de íon-lítio com capacidade entre 42 e 64 kWh, potência de até 140 cv, velocidade máxima de 150 km/h e autonomia de mais de 350 km.

 

ClimaInfo, 26 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)