Montadora nacional inaugura fábrica para produzir veículos elétricos

26 de fevereiro de 2021

Em um ritmo bem mais lento que em mercados como Europa, China e Estados Unidos, o Brasil começa a ensaiar investimentos na montagem de veículos elétricos no país. Um exemplo disso é a montadora brasileira Movi Electric, que está abrindo hoje (26/2) sua primeira fábrica para produzir veículos elétricos em solo nacional. Localizada em Toledo (PR), a fábrica produzirá inicialmente três modelos 100% elétricos, um sedã e dois comerciais para transporte de pequenas cargas, todos desenvolvidos pela empresa argentina Sero Electric e licenciados à Movi. A Quatro Rodas deu mais detalhes.

Outro destaque é a parceria entre a montadora japonesa Nissan e as universidades brasileiras UNICAMP e USP para o desenvolvimento de um motor movido a célula de combustível com etanol. De acordo com o Estadão, a empresa está testando atualmente dois furgões desenvolvidos no Brasil com o sistema Solid Oxide Fuel Cell (SOFC), que gera eletricidade a partir do uso de etanol. Esse sistema, combinado com motores e baterias mais eficientes, dão aos furgões uma autonomia superior a 600 km com apenas 30 litros de etanol.

Enquanto isso, a startup espanhola Lupa Motors anunciou a construção de uma nova fábrica de veículos elétricos no Uruguai, com foco no mercado latino-americano, em particular o Mercosul. Segundo a Inside EVs, a empresa produzirá inicialmente dois modelos, um carro compacto de cinco portas e uma van para entregas urbanas. Os modelos usarão baterias de íon-lítio com capacidade entre 42 e 64 kWh, potência de até 140 cv, velocidade máxima de 150 km/h e autonomia de mais de 350 km.

 

ClimaInfo, 26 de fevereiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar