Aumentam os eventos climáticos extremos na Índia

Índia eventos climáticos extremos

Nos períodos de 20 anos entre 1980-1999 e entre 2000-2019, as fortes ondas de calor na Índia aumentaram em quase 140%,  a quantidade de raios triplicou, as ondas de frio aumentaram em 25% e as enchentes em 28%. Por outro lado, foi atingida por uma quantidade menor de ciclones (19%). Os dados integram um levantamento de pesquisadores do Ministério de Ciências da Terra, que mapearam os eventos extremos que atingiram o país nos 50 anos entre 1970 e 2019. O trabalho, publicado na Science Direct, diz que, apesar dessas intensificações, o número de mortes caiu, indicando que a provável causa vem dos diferentes níveis de governos estarem melhor preparados para enfrentar a mudança climática. Mas destaca que a mortalidade devido a ondas de calor e a queda de raios segue aumentando. O Ministro das Ciências da Terra, M.Rajeevan, e um dos autores do trabalho, disse ao Hindustan Times que o aumento acentuado de eventos climáticos extremos nas últimas décadas é basicamente devido ao aquecimento global.

Em tempo 1: No Reino Unido, outro trabalho atribuiu a morte prematura de cerca de 1,5 mil britânicos nos últimos 20 anos ao calor causado pela mudança do clima. O trabalho também saiu recentemente na Science Direct e foi comentado por Reuters e The Independent.

Em tempo 2: A população do Acre começou a voltar para suas casas depois das enchentes no final de fevereiro. Agora são os moradores de Tétouan, Marrocos, a serem atingidos por enchentes relâmpagos. A notícia é da Flood List.

 

ClimaInfo, 3 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)