Em busca de níquel, Tesla se associa a empreendimento para comprar mina da Vale na Nova Caledônia

Tesla

O arquipélago da Nova Caledônia, território francês no Pacífico, virou alvo da Tesla, que busca garantir insumos importantes para seguir liderando o mercado de carros elétricos nas próximas décadas. A montadora de Elon Musk concordou em participar de uma iniciativa que pretende comprar a mina de Goro, uma das maiores do mundo de níquel, que pertence atualmente à mineradora brasileira Vale. Pelo acordo, a empresa prestará assessoria técnica ao empreendimento e, em troca, obterá suprimentos valiosos de níquel – um minério que registrou alta de 26% em seus preços no ano passado. O níquel é necessário para a produção de baterias de íon-lítio utilizadas nos modelos elétricos.

No ano passado, a Vale decidiu vender Goro para um consórcio encabeçado pela trader suíça de commodities Trafigura. No entanto, a operação despertou a ira da população local, especialmente de grupos que defendem a independência do arquipélago da França. Os protestos forçaram o fechamento da mina em dezembro passado. Para que a venda pudesse ser confirmada, o Parlamento local costurou um acordo político com os setores independentistas: pelo pacto, 51% do empreendimento ficará sob propriedade do poder público da Nova Caledônia, e o resto será dividido pelo consórcio e a Tesla. Financial Times e Reuters repercutiram essa notícia.

Em tempo: Em breve, os brasileiros poderão ver os primeiros veículos da Tesla circulando no país. Uma empresa lançou um serviço de assinatura que permitirá a consumidores no Brasil o uso do Model 3, o mais popular da linha da Tesla e um dos elétricos mais vendidos no mundo. O interessado pode optar por planos de 12 a 48 meses e por diferentes faixas de quilometragem. O porém dessa história é o valor salgado desses planos, com mensalidades a partir de 16 mil reais por mês. Estadão e Tecmundo deram mais detalhes.

 

ClimaInfo, 5 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)