Eletricidade: Justiça rescinde contrato e governo pode ter que licitar “Linhão” novamente

Eletricidade Linhão

Quase uma década após ser licitada pelo governo federal, a linha de transmissão que pretende conectar Boa Vista (RR) a Manaus (AM) – o famoso “Linhão de Tucuruí” – deve passar por outro processo de licitação. Segundo informaram Marlla Sabino e Anne Warth no Estadão, a concessionária Transnorte (formada pela Eletronorte e Alupar) conseguiu na Justiça Federal a rescisão do contrato para construção da linha, além de uma indenização pela União pelo descumprimento do acordo – travado pela falta de licenciamento ambiental para a obra.

Inicialmente, o Linhão estava previsto para ser concluído em 2015, mas um impasse entre as empresas e moradores da Terra Indígena Waimiri Atroari inviabilizou o início das obras – cerca de 125 km dos 721 km previstos pelo projeto atravessam essa reserva. Nos últimos anos, o governo Bolsonaro tentou avançar com a obra, também sem sucesso. Com a decisão da Justiça Federal, o projeto deve ficar ainda mais distante de sair do papel no curto prazo.

Em tempo: O Instituto Escolhas apresenta hoje (24/3) uma proposta de matriz de riscos socioambientais para o setor elétrico, que pretende apoiar as instituições financeiras na modelagem de seus financiamentos para o setor e no alinhamento dessas operações com uma economia de baixo carbono. Essa matriz trará uma lista de parâmetros de análise e de riscos ambientais que deverão ser considerados na decisão de financiamento dos projetos pelas instituições. O portal epbr deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 24 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)