“Hora da verdade”: Biden se prepara para apresentar plano trilionário e metas climáticas mais ambiciosas nos EUA

Biden plano climático

Semanas após aprovar um pacote trilionário para apoiar a população norte-americana afetada pelos efeitos econômicos da pandemia, a Casa Branca de Joe Biden está discutindo os detalhes finais do plano de revitalização da infraestrutura dos EUA, que deve ser a próxima prioridade legislativa do governo em Washington. A ideia de Biden é utilizar essa injeção de recursos para investir em novos projetos de energia renovável e descarbonização.

Segundo o NY Times, a equipe econômica de Biden deve apresentar as linhas gerais do pacote de US$ 3 trilhões ainda nesta semana, além de iniciar a parte mais complexa desse esforço: o convencimento dos atores políticos no Congresso dos EUA e econômicos em Wall Street. De toda maneira, o discurso da Casa Branca já está demarcado: Biden quer aproveitar os esforços de retomada econômica para impulsionar a ação climática nos EUA, dando condições para que o país assuma compromissos de mitigação mais ambiciosos nas próximas décadas. O Wall Street Journal também abordou os desafios de Biden nesse esforço.

Enquanto o pacote de infraestrutura é finalizado, a Casa Branca também está discutindo qual será a nova NDC dos EUA para o Acordo de Paris, que deve ser apresentada durante a cúpula climática global organizada por Biden para o Dia da Terra, em 22 de abril. Como o Washington Post explica, o presidente norte-americano está sendo pressionado por ativistas e por grupos progressistas do Partido Democrata para apresentar metas mais ousadas de redução de emissões para a próxima década, que coloquem o país na liderança da ação global. Por outro lado, a oposição republicana e grupos moderados dentro do partido do presidente recomendam mais cautela, especialmente por causa do risco que medidas mais arrojadas podem gerar em uma economia já abalada pela pandemia.

 

ClimaInfo, 24 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)