Xiaomi entra no mercado de carros elétricos e anuncia investimentos de US$ 10 bilhões 

Xiaomi

A gigante chinesa de tecnologia Xiaomi confirmou nesta 3ª feira (30/3) que pretende entrar no mercado de carros elétricos, com um investimento bilionário no desenvolvimento de novos modelos nos próximos anos. O foco inicial da empresa será a produção de carros inteligentes, mesclando motores alimentados por baterias elétricas com sistemas operacionais de inteligência artificial e direção autônoma. Ao todo, a Xiaomi deve investir cerca de US$ 10 bilhões até 2030. Bloomberg, CNN, Financial Times, Exame e UOL comentaram essa notícia.

O anúncio da Xiaomi reforça a movimentação recente de outras empresas de tecnologia, como as concorrentes Apple e Huawei. Por ora, os investimentos seguem no campo do desenvolvimento de veículos, sem uma sinalização sobre como essas empresas pretendem efetivamente comercializar esse produto no futuro. No começo do ano, a imprensa chegou a divulgar uma parceria entre Apple e a montadora sul-coreana Kia para instalar uma fábrica de carros elétricos autônomos no estado norte-americano da Georgia, o que acabou sendo refutado pouco tempo depois.

Em tempo: A Volkswagen resolveu antecipar sua pegadinha de 1º de abril. Nesta 3ª feira (30/3), a subsidiária da montadora alemã nos EUA anunciou que a marca passaria a se chamar “Voltswagen” como parte de sua estratégia para promoção de seus modelos elétricos. O problema é que, para muitos analistas, investidores e jornalistas, a brincadeira passou batido, com grande repercussão nas redes sociais. Ao final do dia, a sede da empresa na Alemanha esclareceu a situação. O Wall Street Journal deu mais detalhes sobre essa confusão.

 

ClimaInfo, 31 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)