Xiaomi entra no mercado de carros elétricos e anuncia investimentos de US$ 10 bilhões 

30 de março de 2021

A gigante chinesa de tecnologia Xiaomi confirmou nesta 3ª feira (30/3) que pretende entrar no mercado de carros elétricos, com um investimento bilionário no desenvolvimento de novos modelos nos próximos anos. O foco inicial da empresa será a produção de carros inteligentes, mesclando motores alimentados por baterias elétricas com sistemas operacionais de inteligência artificial e direção autônoma. Ao todo, a Xiaomi deve investir cerca de US$ 10 bilhões até 2030. Bloomberg, CNN, Financial Times, Exame e UOL comentaram essa notícia.

O anúncio da Xiaomi reforça a movimentação recente de outras empresas de tecnologia, como as concorrentes Apple e Huawei. Por ora, os investimentos seguem no campo do desenvolvimento de veículos, sem uma sinalização sobre como essas empresas pretendem efetivamente comercializar esse produto no futuro. No começo do ano, a imprensa chegou a divulgar uma parceria entre Apple e a montadora sul-coreana Kia para instalar uma fábrica de carros elétricos autônomos no estado norte-americano da Georgia, o que acabou sendo refutado pouco tempo depois.

Em tempo: A Volkswagen resolveu antecipar sua pegadinha de 1º de abril. Nesta 3ª feira (30/3), a subsidiária da montadora alemã nos EUA anunciou que a marca passaria a se chamar “Voltswagen” como parte de sua estratégia para promoção de seus modelos elétricos. O problema é que, para muitos analistas, investidores e jornalistas, a brincadeira passou batido, com grande repercussão nas redes sociais. Ao final do dia, a sede da empresa na Alemanha esclareceu a situação. O Wall Street Journal deu mais detalhes sobre essa confusão.

 

ClimaInfo, 31 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar