Banco Central passa a exigir mudança do clima no gerenciamento de risco de bancos

8 de abril de 2021

O Banco Central colocou em consulta pública um conjunto de regras que, caso aprovado, pode exigir de instituições financeiras que passem a incorporar potenciais perdas relacionadas à mudança do clima em suas políticas de gerenciamento de risco. O objetivo do BC é que os bancos monitorem e atuem para se precaver contra eventuais perdas causadas por eventos climáticos extremos e para impulsionar a transição para uma economia de baixo carbono no Brasil.

Essas regras têm como foco o tratamento da possibilidade de perdas para a instituição, sejam elas decorrentes de suas próprias atividades ou de atividades desempenhadas por terceiros com os quais ela se relaciona. Além do aprimoramento na definição dos riscos social, ambiental, climático físico e climático de transição, a proposta avança no sentido de reforçar a integração desses riscos ao gerenciamento dos demais riscos tradicionais. A proposta prevê também que as instituições financeiras passem a contar com uma política de responsabilidade social, ambiental e climática, com princípios e diretrizes para orientar os negócios e a relação com as partes interessadas (como clientes, fornecedores e comunidade interna) em aspectos de natureza social, ambiental e climática.

A consulta pública acontece até o dia 5 de junho. Folha e Valor deram mais detalhes.

 

ClimaInfo, 9 de abril de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar