Japão estuda aumentar meta de redução de emissões para 40% em 2030

8 de abril de 2021

O Japão se prepara para apresentar uma nova versão de sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) para o Acordo de Paris com um aumento em sua meta de redução de emissões para 2030. Segundo a agência de notícias Kyodo, o governo do premiê Yoshihide Suga pretende elevar esse objetivo de 26% para 40% até o final desta década com relação aos níveis de 2013. O anúncio deve ser feito nas próximas semanas, antes da cúpula climática convocada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, nos dias 22 e 23 deste mês.

O Climate Home destacou a reação de ambientalistas japoneses, que cobram uma meta mais ambiciosa, entre 45% e 60% de redução de emissões. A matéria comentou também sobre a peculiaridade da linha de referência temporal a ser adotada pelo governo japonês: diferentemente de outros países, que usam 1990 ou 2005 como datas de referência para estabelecer suas metas de mitigação, o Japão pode optar por 2013. Isso não seria acidental: afinal, esse foi o ano em que houve um pico de emissões no país, após o fechamento de quase todas as usinas nucleares do país na esteira do desastre de Fukushima em 2011. Outro ponto é a dependência do carvão para geração elétrica: mesmo sob cobranças internacionais, o governo do país ainda não se comprometeu com uma data para o abandono da queima desse combustível fóssil, apesar da promessa de atingir a neutralidade do carbono em 2050. A Reuters também repercutiu essa notícia.

Em tempo: Falando em NDC, a Bloomberg informou que o governo dos EUA está considerando dobrar a meta de redução de emissão proposta pela gestão Obama na primeira versão do documento, em 2015. Pela proposta, o país se comprometeria a reduzir suas emissões em 50% ou mais até 2030 com relação aos níveis de 2005. A expectativa é de que esse número seja apresentado por Joe Biden durante a cúpula climática convocada por ele para o final deste mês.

 

ClimaInfo, 9 de abril de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar