1/3 das plataformas de gelo na Antártica pode colapsar com aquecimento de 4°C

12 de abril de 2021

As plataformas de gelo da Antártica podem perder até ⅓ da sua massa caso o aquecimento global chegue a 4°C. Para salvar metade dessa massa, segundo trabalho publicado na Geophysical Research Letters, será preciso cumprir o limite superior de Paris e limitar o aquecimento a 2°C.

O trabalho não especifica o quanto o nível do mar subiria, mas uma das autoras, Ella Gilbert, diz que não duvidaria se o mar subisse “dezenas de centímetros”. Só que esse processo não terminaria. As plataformas funcionam como uma rolha impedindo as geleiras de despencar rapidamente no mar – com “rolhas” menores, mais geleiras viram água. Hoje, as plataformas ocupam mais de 10% da área de todo o continente. Elas podem chegar a centenas de quilômetros de extensão. A área da maior, Ross, é do tamanho da Espanha. O trabalho foi destaque nos The Guardian, The Independent e New Scientist.

Uma das maiores plataformas, a de Pine Island, está perto do seu ponto sem volta (tipping point). A ciência das geleiras prevê que a partir de um certo limite, uma plataforma enfraquece a ponto de não mais refrear a movimentação da geleira inteira. Isso acelera o derretimento da geleira e a água resultante acelera o derretimento da plataforma. O processo pode acontecer muito rapidamente. Um artigo na Cryosphere diz que a plataforma de Pine Island está se aproximando rapidamente deste limite. O Um Só Planeta comentou o trabalho.

Em tempo: A última Idade do Gelo terminou há cerca de 10.000 anos. Houve um pulso, um momento começando há 14.500 anos, quando o degelo ao redor do mundo atingiu seu máximo. Um estudo recente que saiu na Nature estima que, em menos de 500 anos, o nível do mar subiu 18 metros: 12 metros por conta do derretimento na América do Norte, 4,6 metros na Escandinávia e mais 1,3 metros na Antártica. O Um Só Planeta comentou o trabalho.

 

ClimaInfo, 12 de abril de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar