Cientistas esperam por mais uma temporada intensa de furacões no Atlântico em 2021

12 de abril de 2021

Projeções feitas por meteorologistas da Universidade do Estado do Colorado (EUA) indicam que o Atlântico experimentará mais uma temporada intensa de tempestades tropicais e furacões em 2021. De acordo com os cientistas, ao menos 17 tempestades deverão acontecer neste ano, sendo oito com potencial de se tornarem furacões e quatro poderão formar grandes sistemas com ventos de, ao menos, 179 km/h.

No ano passado, as projeções indicavam uma temporada parecida, com 16 tempestades: no entanto, o que se viu foi a temporada mais intensa já registrada, com um recorde de 30 tempestades nomeadas e 13 furacões. Segundo a análise, a temperatura da superfície do oceano Atlântico segue ligeiramente mais alta do que o normal, o que facilita o surgimento de tempestades tropicais. Ao mesmo tempo, o enfraquecimento do fenômeno La Niña no Pacífico está reduzindo o cisalhamento do vento no Atlântico, criando mais condições para a formação de sistemas na região do Caribe, Golfo do México e na costa leste dos EUA. Bloomberg e Independent destacaram os dados.

Por falar em tempestades tropicais, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos EUA mudou a referência temporal que servia para definir o número médio de tempestades por temporada. Até o ano passado, o período utilizado como referência era 1981-2010; a partir de agora, passará a ser 1991-2020. Com isso, a média anual de tempestades por temporada passa de 12 para 14, com sete furacões e três furacões de grande porte. A Reuters abordou essa decisão.

Em tempo: A passagem do ciclone Seroja mostrou a falta de preparo da Indonésia para eventos climáticos extremos, destacaram Climate Home e Reuters. Na semana passada, o Seroja causou a morte de mais de 160 pessoas, atingidas por enchentes-relâmpago e deslizamento de terra. A principal crítica está na falta de sistemas de alertas que pudessem antecipar o risco de desastre para os moradores. Para piorar, a flexibilização de regras ambientais, aprovada no ano passado pelo governo indonésio, cria condições para que situações como essa se tornem ainda mais frequentes, junto com as tempestades – já que, com o avanço potencial do desmatamento, novas áreas ficarão vulneráveis a deslizamentos de terra.

 

ClimaInfo, 12 de abril de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar