OCDE criará indicador de ação climática e sinaliza importância de preservação da Amazônia para o Brasil

OCDE ações climáticas

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) deve elaborar nos próximos meses um conjunto de indicadores para avaliar e acelerar as ações de mitigação da mudança do clima por parte de seus países-membros, em mais um esforço para reforçar a questão climática entre os governos das principais economias do planeta.

De acordo com Assis Moreira no Valor, o Programa Internacional de Ação sobre o Clima (IPAC) foi proposto pela França com o objetivo de ajudar os países da OCDE a assumirem compromissos de neutralidade das emissões de carbono até 2050, em linha com o objetivo de longo prazo do Acordo de Paris. O Brasil, que tenta garantir adesão ao grupo, foi convidado junto com outros candidatos, como Peru e Romênia, para participar da iniciativa; no entanto, o governo brasileiro ainda não respondeu ao convite da OCDE.

Em live com economistas, empresários e advogados no domingo (11/4), o embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, destacou que a questão da Amazônia será chave para a possibilidade de adesão do país à OCDE. Ele reforçou que o Brasil precisa avançar significativamente na agenda ambiental e climática para facilitar sua entrada na Organização. A CNN Brasil deu mais detalhes.

Em tempo: Cinco organizações da sociedade civil brasileira anunciaram  que estão deixando o processo de implementação do Compromisso 9 do 4º Plano de Ação para Governo Aberto (OGP). Segundo as entidades, a decisão foi motivada pela falta de abertura, construção conjunta e transparência por parte do ministério do meio ambiente, órgão responsável por coordenar a parceria no Brasil. A OGP é um movimento voluntário, mas que conta pontos para a acessão do Brasil à OCDE, já que os países-membros do clube dos desenvolvidos precisam ter critérios de transparência pública.

 

ClimaInfo, 13 de abril de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)