EUA e China relevam tensões geopolíticas e reafirmam cooperação climática 

EUA e China COP26

Os governos dos EUA e da China se comprometeram neste sábado (17/4) a intensificar a cooperação diplomática nos próximos meses com vistas a elevar a ambição climática sob o Acordo de Paris e facilitar as negociações para a Conferência do Clima de Glasgow (COP26). Segundo comunicado conjunto assinado por John Kerry e Xie Zhenhua, principais negociadores de Washington e Pequim, os dois países “estão comprometidos a cooperar entre si e com outros países para enfrentar a crise climática com a seriedade e urgência que ela exige”.

O documento é importante por marcar um dos poucos consensos em uma relação caracterizada por tensões crescentes entre as duas nações. Um dos principais objetivos da visita de Kerry à China foi exatamente dissociar a questão climática de outros tópicos mais problemáticos na agenda bilateral. “É importante para nós manter esses problemas mais distantes, porque a crise climática é uma questão de vida-ou-morte em muitas partes do mundo”, disse Kerry em entrevista na Coreia do Sul, citado pelo NY Times. A declaração sino-americana foi repercutida também por Associated Press, Guardian, Reuters e Washington Post. Já O Globo trouxe uma análise de André Duchiade sobre os obstáculos que ainda persistem no diálogo político entre as principais potências globais nas negociações climáticas.

Em tempo: O Secretariado da Convenção da ONU sobre o Clima (UNFCCC) confirmou que realizará uma sessão virtual de negociações em junho, com o objetivo de agilizar as conversas e facilitar a realização da Conferência de Glasgow (COP21) no final do ano. A sessão acontecerá entre 31 de maio e 17 de junho e será dedicada a priori para conversas informais, sem tomar nenhuma decisão efetiva. A realização desta rodada virtual de negociação é vista como um teste para avaliar a viabilidade de realizar online parte da COP26, considerando as dificuldades enfrentadas por países mais pobres para a vacinação contra a COVID-19 e as restrições que deverão seguir nos próximos meses à circulação internacional de pessoas. Climate Home e Guardian deram mais informações.

 

ClimaInfo, 19 de abril de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)