Indústria fóssil se anima com reaquecimento de mercado: será o “canto do cisne” do petróleo?

petróleo preços

Depois de um ano desastroso, motivado pelos efeitos econômicos da pandemia, a indústria do petróleo festeja a retomada da demanda pelo combustível mundo afora, o que elevou os preços internacionais do produto e garantiu que as maiores petroleiras do mundo acumulassem resultados positivos no 1º trimestre de 2021.

No entanto, como o Financial Times questionou, poucos analistas e executivos esperam que o reaquecimento do mercado “chegue para ficar”. Primeiro, porque a explosão de demanda pós-pandemia é ilusória: no longo prazo, a tendência do mercado segue sendo para baixo, especialmente se as promessas climáticas de governos e empresas saírem do papel na próxima década. Já o Wall Street Journal ressaltou que a bonança dos últimos meses é bem-vinda para o setor, mas que as principais empresas não se iludem com isso. Para elas, o dinheiro extra é interessante para alegrar os investidores que ainda não estão convencidos dos planos climáticos das petroleiras, ao mesmo tempo em que ajuda a fazer caixa para financiar essas estratégias de baixo carbono nas próximas décadas.

Em tempo: A petroleira francesa Total enfrenta problemas sérios em seu projeto de exploração de gás natural no norte de Moçambique. Desde o mês passado, quando insurgentes invadiram a cidade costeira de Palma, as obras de construção do projeto de gás de Cabo Delgado estão suspensas. Como o Financial Times abordou, a situação cria um exemplo curioso de ativo duplamente encalhado: noves fora o risco de que esses investimentos percam o sentido econômico nas próximas décadas, por causa da questão climática, a instabilidade política e securitária na região colocam ainda mais em xeque o futuro do projeto energético de quase US$ 4 bilhões. Ainda sobre o projeto, o Climate Home destacou que o governo do Reino Unido deve enfrentar problemas na justiça por conta de seu apoio ao empreendimento, que contraria metas e compromissos climáticos anunciados por Londres nos últimos meses. Os britânicos cederam cerca de US$ 1 bilhão em financiamento para as operações da Total em Cabo Delgado.

 

ClimaInfo, 30 de abril de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)