IEA: transição energética pode “travar” por causa de alta nos preços de metais

metais

O aquecimento do mercado de energias renováveis e de carros elétricos pode causar um problema sério para a transição energética para fontes limpas nas próximas décadas. O alerta é da Agência Internacional de Energia (IEA), que destacou que a alta nos preços internacionais dos minerais deve causar escassez de matéria-prima para a produção de baterias, painéis solares e turbinas eólicas. Segundo relatório divulgado pela IEA nesta 4ª feira (5/5), o cumprimento das metas climáticas do Acordo de Paris resultará em um aumento de quatro vezes na demanda mundial por minerais até 2040 – o que está além da capacidade atual de exploração do setor de mineração.

“Hoje, os dados mostram uma incompatibilidade iminente entre as ambições climáticas fortalecidas do mundo e a disponibilidade de minerais essenciais que são essenciais para realizar essas ambições”, disse Fatih Birol, diretor-executivo da IEA. O relatório também ressaltou a alta concentração na produção de muitos minerais, como lítio e cobalto, como outro ponto de preocupação: mais de 70% da extração desses materiais estão concentrados em apenas três países. Cadeias de suprimentos complexas e às vezes opacas também aumentam os riscos que podem surgir de interrupções físicas, restrições comerciais ou outros desenvolvimentos nos principais países produtores. Além disso, embora não haja escassez de recursos, a qualidade dos depósitos disponíveis está diminuindo à medida que os recursos mais imediatamente acessíveis são explorados. Os produtores também enfrentam a necessidade de padrões ambientais e sociais mais rígidos.

O alerta da IEA foi abordado por Bloomberg e Financial Times. O Carbon Brief publicou uma análise mais profunda sobre esses dados.

Em tempo: Autoridades europeias estão preocupadas com o sentimento antilítio que começa a emergir entre alguns grupos sociais, preocupados com os impactos socioambientais da exploração desse material para alimentar a indústria dos carros elétricos. De acordo com a Reuters, os governos da UE pretendem reforçar ao público europeu que essa mineração pode ser feita sem causar danos ambientais e que ela é importante para que o bloco consiga avançar com suas metas climáticas.

 

ClimaInfo, 6 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)