Depois de decisão judicial, Alemanha anuncia meta climática mais ambiciosa

Alemanha

Uma semana após ser condenado na Justiça pela insuficiência de seus compromissos climáticos, o governo da Alemanha apresentou nesta 4ª feira (5/5) uma meta mais ambiciosa de redução de emissões para a próxima década. De acordo com o ministro alemão de finanças, Olaf Scholz, o país pretende agora cortar suas emissões de carbono em 65% até 2030, dez pontos percentuais a mais que a meta anterior. Além disso, a Alemanha também antecipará seu objetivo de neutralidade do carbono de 2050 para 2045. Bloomberg, Climate Home, Financial Times, Reuters e Valor destacaram esse anúncio.

Scholz, que também é o candidato da coalizão conservadora para o comando da Alemanha nas eleições de setembro, quer aproveitar o anúncio para recuperar o terreno político perdido pelos aliados da atual premiê Angela Merkel para o Partido Verde. Segundo pesquisas recentes de opinião, os Verdes seguem crescendo nas intenções de voto e podem ameaçar a liderança dos partidos conservadores. Sobre esse ponto, Mike Dolan destacou na Reuters a reação do mercado financeiro alemão ao crescimento expressivo da popularidade eleitoral do partido e a perspectiva de que ele venha a ter um papel decisivo na formação do próximo governo alemão. Se os dados apontados pelas pesquisas se confirmarem, o Partido Verde pode terminar a eleição como a segunda maior força política da Alemanha, com um poder inédito na definição dos projetos e prioridades políticas de Berlim nos próximos anos.

A Reuters também trouxe a história da ativista Sophie Backsen, de 22 anos, que participou da ação judicial de grupos jovens contra a falta de ambição dos compromissos climáticos alemães. Ela vive na ilha de Pellworm, no Mar do Norte, um local que pode desaparecer do mapa nas próximas décadas por causa do aumento do nível do mar. Para Sophie, a perspectiva de deixar a fazenda onde sua família vive há mais de três séculos, é dolorosa. “Pellworm é simplesmente minha casa, minha terra natal. É aqui que eu cresci. Nossa fazenda está aqui. E isso seria uma grande perda para mim”.

 

ClimaInfo, 6 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)