Emplacamento de carros elétricos no Brasil bate recorde nos primeiros meses de 2021

Emplacamento de carros elétricos no Brasil

Mesmo com apenas quatro meses completos no calendário, 2021 já é o melhor ano da indústria de carros elétricos no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país emplacou 7.290 mil novos carros elétricos entre janeiro e abril deste ano, um aumento de 29,4% com relação ao mesmo período do ano passado (5.633). Para a entidade, os números reforçam a previsão de que o mercado nacional deve ultrapassar a marca das 28 mil unidades vendidas em 2021 – o que, se confirmado, representaria um salto de 42% na comparação com as vendas registradas em 2020, o melhor ano da história do setor (19.745 emplacamentos). Os modelos híbridos (HEV) representaram a maior fatia das vendas de elétricos, com 53% do total, seguidos pelos híbridos plug-in (PHEV), com 41%, e pelos totalmente elétricos (BEV), com 6%.

Outra marca celebrada pelo setor é o crescimento dos elétricos nas vendas totais de carros novos no Brasil. Em abril passado, as vendas de elétricos representaram 1,6% do total no mercado brasileiro, a primeira vez que superou 1%. Obviamente, os números das vendas de elétricos ainda são minúsculos dentro do mercado automobilístico do Brasil. Os obstáculos para o avanço dessa tecnologia no país são bem conhecidos: além do preço ainda salgado, faltam incentivos por parte do poder público para que a indústria e os consumidores troquem os modelos à combustão pelos elétricos. Outro ponto é a falta de infraestrutura para abastecimento desses veículos. De toda forma, o setor começa a se movimentar: segundo o UOL, o Grupo Stellantis (resultante da fusão entre Fiat-Chrysler e Groupe PSA, dona da Peugeot) anunciou uma parceria com a Estapar e a Enel X para criar uma rede de recarga para seus veículos no Brasil. A ideia é implementar 200 pontos de recarga, espalhados em 23 cidades de 10 estados, para apoiar o lançamento de novos modelos elétricos no Brasil no próximo semestre, como o Peugeot 208 e-GT e o Fiat 500e.

Os dados da ABVE foram repercutidos por Auto Esporte, Inside EVs, Olhar Digital e R7, entre outros.

 

ClimaInfo, 14 de maio de 2021.

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