A maior crise hídrica em quase um século

crise hídrica

O Sudeste está atravessando uma das piores estiagens em quase 100 anos. O mapa do Letras Ambientais mostra a situação para as primeiras três semanas de maio com uma enorme mancha seca tomando o norte de Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Bahia e descendo até o Mato Grosso do Sul e o norte de São Paulo. É de onde vêm quase todos os principais produtos agro de exportação.

Rodrigo Castro, na Época, fala do município paranaense de Munhoz de Melo que está em situação excepcional, o pior nível segundo a classificação do Cemaden do INPE. Um produtor rural de lá comentou que “a maioria das lavouras aqui não vai nem dar colheita. Não é nem que vai colher pouco; não vai colher nada. As pastagens acabaram (…) Acho que é a pior seca da região”. Quase 350 municípios estão com quadro de seca extrema.

A maior preocupação do governo tem sido com a geração de eletricidade. As represas do Sudeste e do Centro-Oeste receberam, entre setembro e abril, o menor volume de chuvas dos registros. No fim do mês passado, o nível dos reservatórios ficou no menor valor para o mês de abril.

Como comentamos no começo do mês, sabe-se que as térmicas serão acionadas, independente do custo de geração e que o país importará mais eletricidade da Argentina e do Uruguai. Por enquanto não há ameaça de racionamento, só a certeza de um tarifaço. O Globo e Agência Brasil comentaram a notícia.

 

ClimaInfo, 17 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.