A maior crise hídrica em quase um século

17 de maio de 2021

O Sudeste está atravessando uma das piores estiagens em quase 100 anos. O mapa do Letras Ambientais mostra a situação para as primeiras três semanas de maio com uma enorme mancha seca tomando o norte de Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Bahia e descendo até o Mato Grosso do Sul e o norte de São Paulo. É de onde vêm quase todos os principais produtos agro de exportação.

Rodrigo Castro, na Época, fala do município paranaense de Munhoz de Melo que está em situação excepcional, o pior nível segundo a classificação do Cemaden do INPE. Um produtor rural de lá comentou que “a maioria das lavouras aqui não vai nem dar colheita. Não é nem que vai colher pouco; não vai colher nada. As pastagens acabaram (…) Acho que é a pior seca da região”. Quase 350 municípios estão com quadro de seca extrema.

A maior preocupação do governo tem sido com a geração de eletricidade. As represas do Sudeste e do Centro-Oeste receberam, entre setembro e abril, o menor volume de chuvas dos registros. No fim do mês passado, o nível dos reservatórios ficou no menor valor para o mês de abril.

Como comentamos no começo do mês, sabe-se que as térmicas serão acionadas, independente do custo de geração e que o país importará mais eletricidade da Argentina e do Uruguai. Por enquanto não há ameaça de racionamento, só a certeza de um tarifaço. O Globo e Agência Brasil comentaram a notícia.

 

ClimaInfo, 17 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar